segunda-feira, 8 de abril de 2013

Noiva evangélica? Casamento com bebida? Xiiiiiii

Oi meninas. Eu num gosto de ser polêmica não... Acho que é um desgaste desnecessário, por isso já vou avisando que o assunto do post é mais um desabafo pra não virar uma polemicona, mas é óbvio que vocês podem/devem deixar o comentário de vocês :)

Eu acho que muitas de vocês já devem ter percebido até pelo meu jeito de falar, escrever, que eu sou evangélica. Particularmente não acredito em "religiosismo". Acredito nos ensinamentos de Cristo que tenho como alvo. Então, nem quero discutir sobre o assunto, rsrs. Só quero dividir com vocês... Se é que me entendem.

Nós pensamos bem e decidimos 'não' colocar bebidas quentes no nosso casamento, como whisky e cerveja, mas vamos colocar coquetéis com/sem álcool. Em respeito às duas famílias (em que boa parte é evangélica), ao que acreditamos e também por conta da economia, essa foi a melhor saída.

Porém, queríamos deixar todos os nossos convidados à vontade. Fizemos questão de avisar que não teríamos bebidas quentes no nosso casamento e explicamos o motivo, maaaaaaaaaaaaas, deixamos claro também que o convidado que quisesse e se sentisse a vontade para levar para o buffet, poderia também. Ou seja, não concordamos, mas não proibimos.

A grande questão é quanto ao que as pessoas convidados/não convidados comentam sobre uma atitude 'não' cristã em permitir a ingestão de bebidas num evento nosso. Que isso não pega bem, que fere testemunho e tal.

Particularmente, não me incomodo com isso, pois muitos de nossos amigos e parentes bebem e eu quis deixá-los livres. Pra mim, essa é a atitude correta a se tomar, não pela força ou pela proibição. Em troca disso, sofremos sim, consequências (pequenas, mas visíveis) como uma ou outra pessoa que tenha dito que não será possível comparecer ao evento por conta disso.

No começo, meu coração ficou triste... "Poxa, fulano diz ter uma consideração tão grande por nós... e diz que não poderá ir porque os convidados poderão beber ou porque a banda não vai tocar apenas músicas evangélicas?" É, também não falei dessa parte, mas colocamos banda e ela NÃO vai tocar apenas música evangélica. Ainda não fizemos a seleção musical, mas vão entrar músicas de todos os jeitos, só não as esculhambadas, rsrs.

Mas depois pude perceber que cada um segue as próprias crenças e para algumas pessoas, mexer com isso é difícil. Pra mim, viver longe daquelas pessoas que não seguem, nem acreditam em Cristo, é o mesmo que ir contra o que Ele pregou. É não amar! Mas isso, sou eu que vejo... Ninguém é obrigado a ver assim também. Na minha visão, o que faz você, são as atitudes, as palavras, o caráter, o amor com o próximo, mas de novo, isso é pra mim, e ninguém é obrigado a achar o mesmo.

Para nós, noivos, coube a alegria de ver que o mínimo de pessoas não entendeu o que fizemos, e quando digo o mínimo, é o mínimo meeeeeesmo, graças a Deus, rsrs. Esse é o nosso momento. O nosso amor é o motivo da festa e queremos sim, todos felizes conosco.

No final, não sei o que vai dar... Mas creio que Deus já preparou o nosso por vir.


E claro, que assim tão pertinho, tinha que vir com novidades né?! Vai ficar uma bagunça, mas vou deixar tudo num parágrafo só:
  1. Fechamos os coquetéis no final de semana;
  2. Marquei outra reunião com a decoradora porque sinto que não falei tudo o que queria;
  3. Comprei pela internet, havaianas pra lembrancinha, mas fiz uma burrice de trocar a data da entrega pra depois do casamento --' tô tentando resolver;
  4. Não entregamos todos os convites ainda =/ por muita culpa do noivo que enrola pra entregar os convites da parte dele;
  5. Compramos nosso ar (meio carinho, mas ganhamos dos pais do Elves, o tal de inverter);
  6. Compramos a nossa máquina de lavar (por parte da mamys);
  7. Provavelmente vamos ganhar a iluminação completa do palco da nossa banda; Iupii!
  8. Acabou o papel kraft no centro de Fortaleza =/ Estou correndo atrás de algum lugar que tenha;
  9. Terminei as lágrimas de alegrias (vou fazer o post);
  10. Não tô achando ninguém pra pintar meu topo de bolo. Acho que vai ficar em mdf cru, mesmo;
É isso. Logo, logo volto com novidades. Tá corrido mesmo, rsrs. Beijos!

27 comentários:

  1. Também sou evangélica e penso como você, Camila!
    Com certeza bate uma tristeza, mas o momento é de vocês e quem tem consieração e carinho pelos dois CERTEZA que vai comparecer independente de qualquer decisão que tomarem.
    Deus abençoe-os grandemente! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ludmila!
      Amém, amém e que Ele nos abençõe!

      Excluir

  2. Tbm sou evangélica e não vou entrar no que eu penso a respeito disso, pq como vc disse, não quer que seja polêmico...rsrsrs

    Quem nos ama a de verdade irá mesmo não concordando com algumas escolhas nossas!

    Assim como já fui em casamentos católicos mesmo não concordando com a crença deles, e por ai vai.

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. No meu caso foi igual ao seu. Ambas as famílias são cristãs, mas alguns amigos e é claro, outra parte da família não é. Então não queríamos servir bebidas, mas também não queremos fazer um casamento que só uma parte dos convidados possam apreciar. Mas retiramos todas as bebidas e teremos coquetéis de frutas, sem álcool, mas que dá pra disfarçar rs e em relação a músicas, não colocaremos músicas da igreja, mas faremos um seleção de músicas românticas e calmas, que falem somente de amor. Mas a pista de dança não será usada, mas colocarei acessórios de photobooth pro pessoal se divertir.... sempre há uma alternativa. O importante é sermos fiéis aos nossos valores rs, bjs!

    http://weddinginsummer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acho que o que mais importa numa pessoa não é o que ela ingere e sim o que ela tem no coração. Cristo disse 'amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado' e isso inclui respeitar o próximo. Ponto pra você pelo respeito à sua fé mas tbm aos seus convidados. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Assim como eu minha família é católica e também optei por não servir bebidas quentes e álcool não é sinônimo de diversão.Tenho certeza q quem irá ao seu casamento irá para compartilhar esse momento tão importante da vida de vocês e não importará o estilo de musica que tocará ou se ira ter ou não bebidas quentes.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Ai flor, tem gente que só sabe julgar né?..
    Sou evangelica, mas assim como vc não curto certos tradicionalismos, contudo no meu casamento não teve nenhuma bebida alcoolica mas porque na minha familia tem muita gente que bebe e que fica muito alterado sabe, e não sabe a hora de parar.. e meu marido destesta mesmo bebida; ficamos com medo de virar aquela bagunça no final da festa por conta do povo não saber se controlar.. eu queria colocar coquetel como vc, mas acabou que estavam cobrando muito caro e decidi investir esse dinheiro em outras coisas.
    Super apoio sua ideia, já fui a diversos casamentos e formaturas que servirão coqueteis e todo mundo se divertiu sem ficar alterados demais, então deixa o povo falar, vcs tem que ser feliz e a festa é de vocês então tem que ser do jeito de vocês.. rsrs
    Falei demais, mas vc que disse que podia comentar o que quiser..rsrs
    Beijao e tenho certeza que sua festa vai ser um arraso com musicas e coqueteis de todo tipo!
    ;)

    ResponderExcluir
  7. Sou católica e optei em meu casamento em servir apenas champagne, refrigerante e água. Não queria muitas bebidas para não dar em alguma confusão no fim. Meu marido e eu bebemos muitoooooooooooooooooo pouco (põe poucoooo nisso!) e preferimos nosso casamento assim. Meus padrinhos foram batistas e os dele, evangélicos. Graças a Deus deu tudo certo. Quanto às músicas (igualmente a questão da bebida) acho que tudo num meio termo fica bem: uma mistura de músicas cristãs ou não, músicas de boa qualidade irão agradar a todos. :-)
    Beijinhos, Linda!!!

    Luh Design

    Solteiras-Noivas-Casadas

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila, primeiramente parabéns pelo post! Essa era uma das dúvidas que eu tinha e foi bom muito saber sua opinião...
    Eu concordo plenamente com vc, quero que todos apreciem a festa, sou evangélica também.
    Sobre as músicas, só tocarei música evangélica na cerimônia e na festa não... Deus não vai me condenar por isso, o culto a Ele será feito na cerimônia, e ainda que os outros (evangélicos) julguem, eu só me importo com o julgamento de Deus.
    Quanto as bebidas, vou servir apenas coquetel sem álcool, e não permitiremos que os convidados levem, mas não tem nada a ver com religião, é porque sabemos que grande parte dos convidados não bebem socialmente, mas bebem pra cair mesmo..rs mas só por isso... rs
    Minha família é evangélica e a dele apenas alguns, por isso vamos respeitar, só teremos essa restrição com as bebidas porque a maioria dos convidados da família dele estravazam e poderiam cair na piscina..rsrsrs
    Beijos linda, obrigada por sua postagem, foi muito legal! ♥

    ResponderExcluir
  9. Camila,eu também sou evangélica,minha família também ,a dele não!
    E eles bebem sem controle sabe,então,optamos por não ter bebida quente também,apenas um coquetel fraquinho,nos julgaram um pouco,mais acho que o casamento é um lugar de celebração.
    Tenho primos que enchem o caneco também,e não sabem o limite,e esse é o meu medo.

    Talvez na hora do bolo serviremos espumante.


    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila!
    Menina, esse assunto é complicado mesmo, deixa eu te falar o que eu acho e o que aconteceu comigo. Nós também somos evangélicos, meu sogro é bispo inclusive. Mas independente disso, uma das primeiras coisas que nós decidimos foi que não teríamos nenhum tipo de bebida alcoólica no nosso casamento e isso não teve nada a ver com a religião, mas com o fato de que nós queríamos manter tudo sob controle no dia do casamento e tem gente que exagera, não tem como controlar isso, então achamos que seria melhor não ter e avisamos a todos. Se alguém não quisesse ir ao nosso casamento porque não teria bebida alcoólica eu não sentiria a menor falta dessa pessoa por lá, simples assim. Queria que as pessoas que fossem ao meu casamento estivessem lá pelo motivo certo, que seria testemunhar a bênção que estávamos recebendo. Quanto à seleção musical, nós misturamos músicas evangélicas e não evangélicas, e foi ótimo.
    Fique tranquila para tomar sua decisão, pois as pessoas que te amam de verdade e querem estar com vocês nesse momento estarão, independente dessas questões.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila!
    É um assunto complicado mesmo, na minha família temos budistas, católicos, agnósticos, mas nunca tivemos problema com incluir ou não bebida, não há esses julgamentos pela mistureba rs.
    Tb concordo com vc, acho que o que vale é deixar à vontade, quem bebe, pode beber, quem não bebe, não bebe... a escolha é da pessoa, não acho certo obrigarmos nada. Já ouvi muita reclamação do sentido contrário, gente que vai em festas sem bebidas alcoolicas mas reclamam da falta de respeito com a escolha individual de cada um. Uma coisa é não ter, outra até proibir levar de fora.
    Acho que essa imposição acaba afastando um amigo do outro pela escolha de religião, o que não me parece certo. Acho que todos devemos ser amigos, indiferente da escolha de religião e respeitar um ao outro.

    ResponderExcluir
  12. Acho legal vocês respeitarem a si mesmo e fazer o que o coração manda. Particularmente acho elegante servir alguns coquetéis com álcool de forma a agradar também aos não evangélicos. Quem não quiser, por qualquer que seja o motivo, não beba.

    ResponderExcluir
  13. Ótimo post Camila, muito bom mesmo.

    Não quero criar polêmica, nem nada. Mas só acho que os convidados devem se adequar a festa dos noivos, e não os noivos se adequarem aos convidados.

    beijinhos :*

    ResponderExcluir
  14. Camila, eu não colocaria nem mais uma palavra sobre tudo o que você disse, concordo com tudo! Nossa cabeça é nosso guia, cada um faz o que quer da vida, quem somos nós para proibir? E quem somos nós para falar que alguém vai para o inferno porque bebe? Conheço muita gente que não bebe e se diz cristão mas humilha as pessoas e maltrata os animais. Então de verdade? Se alguém diz que não vai no meu casório por causa disso, eu simplesmente vou pensar "é uma pena que eu não seja tão importante pra ti a ponto de você mesmo sem entender, pelo menos aceitar minhas escolhas e ir demonstrar seu carinho" saca? E ignora-los. Você está suuuuper certa! Principalmente sobre a música, até fiz um comentário bem grande e outro post falando exatamente sobre isso, que só música evangélica acabava ficando muito chato, e que poderíamos variar com músicas leves e carinhosas que existem sim, sem ser só gospel, né? Você e seu noivo arrasaaaaram na decisão!!! E tipo, eu já fui em alguns casamentos e festa de 15 anos sem bebida, e de verdade? Vc acha que eu vou deixar de ir por causa disso? Mesmo achando meio chato esse tipo de festa, nem pela falta da bebida não, mas pq a maioria era com música clássica o tempo todo ou gospel, eu ia porque eu AMAVA os noivos ou a aniversariante, e aquilo não ia mudar minha vontade de estar ao lado deles!!! Parabéns pela atitude!!! Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olha já sofri com isso no meu noivado, sou evangélica e não teve álcool, fiz coquetéis sem álcool e minha família disse na minha cara que era água com açúcar não me arrependo, pois nem se deram ao luxo de chegar cedo.
    No casamento já vi muito convidado falando que não vai porque não vai ter álcool, não bebo e 80% dos meus convidados também não, não vou gastar a mais por pessoas que ficam fazendo charme pela falta da bebida, em um dia que o mais importante é a minha união.

    Quanto a banda pretendo colocar músicas não-evangélicas, anos 80 que eu e o noivo curtimos, mas sei que mesmo assim vou gerar polêmica entre os mais conservadores da minha igreja. Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oiii... vim dar meu pitaco aki também! haha

    Bom... eu tb sou evangelica e no meu casamento teve bebida( mas só por que eu sabia que ninguem ia beber a ponto de dar trabalho)... quanto as musicas, no meu casamento nao teve banda,só musica ambiente com musiquinhas romanticas e fofaS^^ .nem pista de dança teve e muitos dos convidados não evangelicos que adoram dançar nem ligaram...

    Afinal ninguem tava ali pra beber ou dançar, era nosso dia! e as pessoas DEVIAM estar ali para presenciar a nossa vitória!

    Se alguem deixar de ir no seu casório por conta da bebida... francamente, essa pessoa nem merece sua atenção!! Quer beber ? Vai beber no bar, em casa, Ali será o SEU momento!!

    Deus te abençoe e força no bouquet ♥

    ResponderExcluir
  17. Pois é, meninas! O que achei mais interessante e tb gostei muito foi que as pessoas não evangélicas não reclamarem do fato de não ter bebida quente. Eu achei isso de um respeito pra conosco que nem tenho palavras... Mas do mesmo modo quis respeitá-las, deixando-as a vontade.

    Não lembro de ninguém que possa dar trabalho, passar vexame por conta de beber demais. A única pessoa que poderia fazer isso é da família e nem foi convidado pra vocês terem idéia.

    Graças a Deus, como eu falei, essa 'decepção' foi tão mínima que deixou o nosso coração ainda mais tranquilo do que já estava.

    Taísa, tb teremos músicas que gostamos, mas são dos anos 90, rsrs. Os mais conservadores tb acharão estranho... mas já desencanei da opinião deles. Talvez daqui a 20/30 anos essas mesmas pessoas que estranharão podem nem estar mais nas nossas vidas, mas a lembrança de ter curtido o que a gente gosta, ficará :)

    Obrigada pelos comentários meninas, até mesmo de quem não concorda com meu ponto de vista e ainda assim respeita. Adoro essa civilidade, hahaha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só posso dizer que você é eu '-' Faço das suas, minhas palavras, tanto do posto quanto desse comentário. Também sou evangélica e optei por não ter bebida quente no meu casamento. Acho que casamento, ão é um evento que sirva esses tipos de bebidas, muita gente não sabe beber e acaba estragando a festa em família. Enfim, você falou tudo o que eu penso rs E concordo com a Katreen ali em cima..."os convidados devem se adequar a festa dos noivos, e não os noivos se adequarem aos convidados."
      Beijo ;*

      Excluir
  18. Menina nós evangélicos temos como alguns parâmetros o seguinte: o que é lícito, o que é ilícito, e o que não me convêm.
    nessa regrinha básica conseguimos agradar o nosso Deus.
    Sou evangélica e no meu casamento NÃO teve bebida alcóolica e o champanhe era sem álcool também.
    Você já chegou no RJ??? me manda e-mail (glacaju@gmail.com)

    bjs!!

    www.diariodeumabride.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, tudo mudou!
      Não vou mais pro RJ, vou ficar aqui em FOR mesmo :)
      Beijo

      Excluir
  19. Concordo com tudo que você disse Camilla...tbm sou evangélica!!Adoro seu blog, visito sempre e gosto muito das dicas que você posta! Você se importaria em dizer em qual site comprou as havaianas pela internet?e se tá em conta? rsrs obrigada!! Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora :)
      Que bom que você acompanha...
      Eu comprei pela Peggy, o site é esse:
      http://www.peggysandalias.com.br/

      Tem a partir de 3,85 o par! Beijo

      Excluir
  20. Tmbm concordo, Camila, somos Católicos praticante, e eu e meu noivo, e simplesmente não bebemos, e então não tinha sentido oferecer algo que não compartilhamos, minha família tmbm é católica ,a dele alguns evangélicos, e muitos não tem religião, e já sabem de nossa decisão, teremos champanhe s/ álcool. Teremos uma pista de dança sim, pois um amigo nosso da igreja, vai nos dar o som, as músicas e a iluminação, fumaça, menos da metade do preço de mercado por ak pelo RJ. :D amamos claro nem tavamos pensando nisso, ele eh DJ!! hehe. Ainda ñ sabemos sobre a banda tenho ainda algumas pesquisas, mas sei que o principal, que é a certeza de que tudo está conforme a vontade de Deus, é o melhor e cm Deus tem providenciado tantas coisas nesses meses, de preparação eh muita ajuda mesmo. Fico feliz em saber que outras pessoas tmbm aderem a seguir aquilo que Deus tem de melhor p/ nós!! Bjs Camila e Que Deus abençõe cada Vez mais o seu casório que vai ser lindo e feliz d+!!

    ResponderExcluir
  21. Acho sinceramente que voces tem todo o direito de escolher o que vão beber ou não, e as musicas que vão ou não ser tocadas... quem os ama de verdade vão entender tudo o que você escolher e sem reclamar. Acho que é um momento muito importante na vida dos noivos e a festa tem que ser a partir do que eles se sentem bem! :D #minhaopinião
    Tenho certeza que sua festa vai ser linda e cheia de amor! o/

    Beeijo.
    Ingrid.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia.... vou me casar o mes que vem, eu e o meu noivo optamos em Nao colocar bebidas quentes.
    Para meu noivo, ele acha que nao precisa avisar ninguem, mas para mim eu acho importante dar esse "lembrete" para que ninguem tenha surpresas na hora e possa gerar alguma polemica desnecessaria.
    Mto bom eu ter visto esses post pq pude ter + certeza de como devo agir...
    As pessoas que tem consideraçao por nos eu sei que irão e FELIZES, as outras pessoas eu so lamento!

    bjo
    Monica

    ResponderExcluir
  23. Para quem gosta de beber, a festa deve ter sido chata. Porém, as pessoas devem ir ao casamento por consideração aos noivos, não por causa de bebida ou comida... Glória a Deus.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...