segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Como escolher a banda do casamento?

Tô com o pressentimento que esse post vai ser meio grandinho. Falar de música pra casamento é muito complexo, ainda mais pra escolher uma banda pro SEU casamento.


Pois bem! O primeiro passo é saber que estilo de casamento você quer para saber que tipo de música você vai querer. Como assim? Simples! Se você quer um mini wedding pra 50 pessoas com algo mais intimista, provavelmente, você não tem pretensões de colocar uma banda baile que é aquela que leva a galera pra dançar na pista. Uma música mpb, voz e violão, fica perfeito para ocasiões como mini weddings, cerimônias mais íntimas e menos agitadas.

O segundo passo é conhecer bem o seu estilo, do noivo e dos convidados. Não vai dar muito certo a combinação de rock pra que curte muito brega, por exemplo. Lembrando que isso é o que geralmente acontece, tem excessões.

O terceiro passo é um bem complicadinho. Money! A banda do casamento é uma das coisas mais importantes da noite, mas não adianta entrar numa dívida danada pré e pós casamento pra ter em sua festa a banda da moda. Sei que é a noite dos sonhos e tudo, mas é só uma noite. Contrate aquilo que você pode, ao invés de colocar os pés pelas mãos pra contratar a melhor banda da cidade.

Quarto passo: visite as bandas em apresentações. A gente escuta pelo site, vê as apresentações no youtube, mas nenhum teste é melhor do que o presencial. Vale a pena conferir como é a banda, como eles se comportam, se conseguem animar os convidados. Outra dica que um amigo me deu foi escolher duas músicas que o casal goste com estilos bem extremos e pedir pra banda cantar/tocar. Ele falou que mesmo que a banda não saiba a música vai tentar desenrolar e é nessa hora que vemos a qualidade da banda.

Há casais que optam por Dj's. Dependendo da seleção de músicas e da sequência eles conseguem suprir o papel da banda em algumas ocasiões, mas EU, particularmente acho que perde um pouco do calor de interagir com os cantores.  Gosto mais de música ao vivo.

Há casais também que colocam duas bandas no mesmo casamento. Se você puder, ótimo! As vezes uma banda é especialista em um estilo musical e você alia com outra banda e fica perfeito. Mas se você não puder, simplesmente escolha uma boa banda que execute os dois papéis.

No meu casamento, a escolha da banda está em dois fundamentos: 1 - A banda é boa, agradável? 2 - O repertório é escolhido pelos noivos podendo haver inclusão de algumas músicas e exclusão de outras?

Algumas bandas tem uma lista fixa de músicas e não permite que os noivos façam a playlist, somente que escolham dentre as músicas que já tocam. Isso eu não quero, rsrs. Pra mim, a escolha das músicas é do casal, a noite é do casal. Os músicos podem opinar, dar sugestões, mas nunca, nunquinha, impor.

Pronto, seguindo esses passos dá pra escolher uma boa banda sem motivo pra arrependimento. Lembrando que não precisa gastar todo o dinheiro do casamento só pra contratar a banda né?! E se tiver tempo, comece a pagar com antecedência pra ficar mais levinho pro bolso.

Espero que as dicas tenham servido! Eu fui ver uma banda na sexta com dois amigos e estou quase decidida por ela :) Depois trago novidades. Beijos

3 comentários:

  1. Eu estou na saga de procurar a banda perfeita para o meu casamento e compartilho com vc tudo o que vc expos, realmente temos que pesquisar e analisar cada proposta pq se errarmos na banda acabamos com a nossa festa (já que ela vai ficar um bom tempo nos entretendo né...)

    Beijos

    Icara
    Blog Noivos em Apuros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho muita responsabilidade.
      Por isso fui contar com a ajuda de amigos que entendem de som pra ver se prestava mesmo, rsrsrs. Ainda não fechei, mas pense num medo de errar.

      Excluir
  2. Eu comecei a orçar algumas bandas, mas acho esse item muito crítico pra festa, afinal é o que vai animar boa parte né!!
    Adorei as dicas!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...