segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Casamento Civil | Casamento Gratuito

Ooooi meninas, como foram de final de semana? O meu não foi tão produtivo quanto eu planejei porque precisei trabalhar no final de semana, mas pude marcar nosso civil \o/


Minha vontade era marcar pro final de abril, mas não foi possível... eu explico.

Casar é um absurdo de caro por si só né?! Além da festa, religioso, lua de mel, móveis para casa e a casa, ainda temos que arcar com os custos do cartório. Aqui em Fortaleza a média de casamentos fica entre 180,00 a 215,00 reais. Os preços variam de cartório para cartório e por acaso eu escolhi o cartório mais caro --' por ser mais próximo ao restaurante que eu queria fazer a recepção do civil e por ser um dos cartórios mais bonitinhos da cidade, o cartório Mucuripe.

Mas eu não queria gastar mais dinheiro na papelada do civil podendo investir o mesmo dinheiro em outras coisas para a festa ou até mesmo para a lua de mel... Foi então que eu descobri o CASAMENTO GRATUITO com as meninas do grupo de noivas daqui de Fortaleza. O casamento gratuito oferece um desconto na continha da papelada. Não fica totalmente gratuito, mas ao invés de pagar 215,00 reais para dar entrada no casamento você paga cerca de 48,00 reais para fazer a mesma coisa =D um descontaço,hein?!

Para solicitar esse casamento gratuito, basta chegar no cartório e falar "Quero o casamento gratuito". Ele não será igual ao casamento normal porque você precisar obedecer a três regras: 1. O casamento só poderá ser realizado de segunda a quinta feira; 2. Somente pela manhã; 3. Você não poderá escolher o juiz;

No meu caso, nenhuma dessas  regras eram importantes ao ponto de eu não querer casar pelo documento gratuito, então, pra mim, valeu demais essa dica que estou repassando pra vocês.

É importante dizer também que o casamento gratuito tem um número limitado de vagas por mês, então tem que ir com antecedência ao cartório pra conseguir a data, ou pelo menos a mais próxima da que você quer.

Como eu disse lá em cima, fui dia 12 de janeiro e não consegui vaga nesse cartório (que é um dos mais concorridos da cidade) para o final de abril. Minha intenção era marcar no dia 29 de abril, uma segunda feira, A segunda feira que antecede o meu casamento no sábado, maaaaaaaaas, já não tinha a data para nenhum dia de abril - pasmem. O moço do cartório conseguiu achar pra mim uma data em maio, e antes do meu casamento só iam ter dois dias que podiam se enquadrar nas regras de segunda a quinta: o dia 01 de maio e o dia 02 de maio. E como todas nós sabemos, 01 de maio é feriado do dia do trabalhador, só sobrava dia 02 e Graças a Deus não estava preenchido \o/

Dos documentos necessários pra dar entrada no civil é preciso a Certidão de Nascimento, RG + CPF e comprovante de residência, tudo de ambos os noivos. Tem que levar a original de todos e se quiser adiantar logo, levar também 2 cópias da certidão, 2 do RG + CPF e 1 do comprovante de residência. Basta um noivo para dar entrada nos documentos =D

No nosso caso, noivos em estados separados, basta que o noivo que vai dar a entrada dos documentos esteja com as xerox autenticadas do parceiro que está em outro estado.

Sete dias depois, os dois noivos + duas testemunhas devem comparecer ao cartório para assinarem a entrada. As testemunhas devem levar RG e comprovante de residência com uma cópia de cada. No caso de um dos noivos não poder comparecer, é necessário apresentar uma procuração que autorize outra pessoa além do futuro cônjuge e das testemunhas para assinar, lembrando que procurações valem por 90 dias e isso tem que ser avaliado de acordo com o tempo para o casamento.

Prontinho, aí é só esperar pelo dia marcado. Para quem não quiser procurar e se informar na sua cidade sobre o casamento gratuito e pague o normal, é necessário dar entrada nos documentos com no mínimo 30 dias de antecedência do dia do casamento civil.

Então, vamos esperar dia 02 de maio :} O Elves, já deve providenciar tudo direitinho nesta semana e por volta do dia 22 deste mês devo ir com minhas duas testemunhas (as quais não convidei ainda, mas que já estou com a arte do convite pronta) para assinarmos o documento.

Fiquei tão feliz em conseguir o desconto que já tô planejando novas lembrancinhas, rsrs.

Outra coisa meninas, nesse domingo o blog bateu mais de 45 mil visualizações e eu acho isso tãããããão legal =D Lembro quando chegamos à marca de 4.000 e eu não tava acreditando, rsrs. Adoro dividir minhas coisas com vocês e receber um feedback e muitas vezes palavras bem legais de encorajamento! Obrigada pelo carinho de todo mundo que me acompanha, de verdade. Beijos meninas!


Aaaaahhh, também ganhei presentinhos nesse fds e ainda essa semana mostro pra vocês. 

58 comentários:

  1. Puxa vida, AMEI esse post! Obrigada pela indicação e pelos detalhes. Muito bom saber que dá pra ecoomizar nisso também, fico feliz hehe. Sobre casar de segunda a quinta...você sabe se ganhamos "folga" do trabalho? Como isso funciona? Obrigada, beijos e parabéns pelo blog e por todas as coisas que estão dão certo pra vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca, olha eu não entendo muito sobre as leis trabalhistas não, mas eu sei que quem é regido pela CLT(consolidação de leis do trabalho) tem direito a três dias consecutivos de folga a contar do dia do casamento civil. Mas aí depende do acordo que você possa fazer com a sua empresa, pois se casar na sexta, na segunda já estaria de volta... Varia de empresa pra empresa que segue ou não as regras.

      Sei tb que algumas empresas dão 5 dias de folga para o trabalhador, mas parece que a maioria são empresas públicas.

      Obrigada! Beijos

      Excluir
    2. Olá, Camila! Você sabe dizer se o casamento é coletivo ou individual? Abraço.

      Excluir
    3. Olá, Camila! O casamento será coletivo ou só para os noivos e seus familiares? Abraço!

      Excluir
  2. Nossa, e vou te falar, o meu eu nao pude escolher o cara, só podia ser na sexta feira e de manha! E paguei no total 450 reais!!!!!!!!! Nossa, o seu esta muito barato!!!! Você fez muito bem. Poxa, o casamento no civil é muito importante, é o qe oficializa a familia nova né, eu casei 2 meses antes do casório religioso, e é a data qe eu conto pra comemorar rs... Vai dar tudo certo, beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 450??? Já fico pensando nas coisas que eu poderia pagar com o mesmo money, rsrs.
      Vai dar sim, se Deus quiser! Beijos

      Excluir
  3. Bom salientar que vc deve assinar uma declaração de hipossuficiência, que popularmente é chamado de declaração de "pobreza", essa declaração n quer dizer necessariamente que a pessoa é pobre, somente que a sua renda estar totalmente comprometida comprometida! isso n irá implicar em nada!, não vão pesquisar sua vida! podem ficar tranguila!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Líssia. O que é nosso caso né?! Dinheiro totalmente comprometido!

      Excluir
  4. Como eu não soube disso antes??? rsrsrs Mas pra mim não daria pois me casei no religioso com efeitos civis. Parabéns pelo crescimento do blog florzinha! :D

    Fica com Deus! :*

    ResponderExcluir
  5. Ótima dica, adorei o post!!! Muita gente não sabe e acaba pagando mais caro sem necessidade né!! Parabéns pelo crescimento do blog, é uma delícia acompanhar seu cantinho!!
    Beijos =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, sempre bom se informar direitinho né?!
      Obrigada, Pri!

      Excluir
  6. Parabéns pelo sucesso do blog,muito merecido,delicadeza misturada com informação e uma pitada de muito amor!!! Ah,parabéns também pela data marcada!!! Que Deus continue abençoando essa união tão linda a cada dia mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain Sarinha, obrigada, viu! Depois quero fazer uma proposta a você, rsrs...

      Excluir
    2. Nossa,que proposta é essa???? Fiquei curiosa!!! Hehehe... :-)

      Excluir
  7. Camila parabéns pelo blog e por ter marcado a data, tão especial esse momento né?!

    E claro que não poderia deixar de agradecer a SUPER dica para economizar nessa parte, super amei!!


    Bjs
    ~ Blog: Vida de Noiva
    ~ Produtos de Casamento/Noivado/Chás: Veja Aqui
    ~ SORTEIO de um Buquê: Clique Aqui e Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, muito especial \o/

      Que bom que gostou, Bruna! Beijos

      Excluir
  8. Seu post além de interessante, pelo próprio tema, é tão rico em detalhes que transparece a sua vontade de realmente querer dividir conosco sua informação tão privilegiada e de uma forma bem especial, tão especial que o compartilharei com outras meninas que com certeza adorarão esta dica.

    ResponderExcluir
  9. Seu post além de interessante, pelo próprio tema, é tão rico em detalhes que transparece a sua vontade de realmente querer dividir conosco sua informação tão privilegiada e de uma forma bem especial, tão especial que o compartilharei com outras meninas que com certeza adorarão esta dica.

    ResponderExcluir
  10. olá Adorei seu post,eu vou no cartório hoje,já estava ate com o dinheiro guardado,vou economizar bastante...Assim que eu chegar la irei me informar sovre o casamento gratuito...Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Olá... adorei o post, é muito útil para quem está pensndo em se casar assim como eu, procurei por informções sobre e só encontrei aqui no seu blog!!! Obrigada pela dica, foi de grande ajuda!!! Sucesso pra você :-)

    ResponderExcluir
  12. Poxa camila, aqui no cartório da minha cidade pediram comprovante de renda meu e do noivo(com renda até 1 salário mínimo,não pode ultrapassar!) para poder desfrutar do casamento gratuito. Achei um absurdo. No seu não foi preciso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, no meu não foi pedido nada =/ Você já viu se são em todos os cartórios da sua cidade que é pedida esse comprovante?

      Excluir
  13. Aí é que tá o problema... na enorme cidade onde eu moro, só tem um cartório que realiza casamentos!!! rsrsrs. mais obrigada assim mesmo!! bjs

    ResponderExcluir
  14. Gleicyane Gomes e Milene Peixoto eu não tô conseguindo responder, mas é só para você e familiares. Não é coletivo, não!

    ResponderExcluir
  15. Muito legal o post me ajudará bastante! felicidades e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  16. Quero saber qual foi o cartório que você consegui qual de graça?Meu e-mail jeannyreis@ibets.com.br e tem outro jeannyreisholanda@hotmail.com.
    Por favor coloque do meu e-mail.

    ResponderExcluir
  17. Oi,

    Fomos hoje ao Cartório de Madureira (Rio de Janeiro) e eles pedem 715 reais!
    Em mais de um site que eu vejo que o preço é aproximadamente de 300 reias.

    Atualmente moro em Guadalupe. Vou tentar outros cartórios, mas eu não acho que podemos ir a qualquer cartório. É agrupados por distrito.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, muito caro. Pra quem está montando uma casa fica pesado esse valor, né?!

      Excluir
  18. Oi Camila tenho uma duvida tem alguma lei que posso argumentar com eles?
    Porque eles la no cartório dizem que nao tem nada gratuito :( triste.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, de meu conhecimento não. Mas vou pesquisar sobre.

      Excluir
    2. sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois é. Infelizmente, pouca gente tem conhecimento desse direito, que está previsto no Artigo 1.512 do Código Civil e é destinado a casais que não têm condições financeiras para bancar um casamento civil, mas mesmo assim desejam oficializar a união.
      Casando no Civil

      Excluir
  19. Olá, Camila! Você sabe dizer se o ''casamento gratuito'' é coletivo ou individual? Abraço

    ResponderExcluir
  20. Olá, Camila! Você sabe dizer se o casamento gratuito é coletivo ou individual? Abraço

    ResponderExcluir
  21. Olá Camila, quero me casar em maio, você sabe com quanto meses de antecedência posso marca o casamento civil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for o gratuito é bom ir com no mínimo três meses de anteedência. O meu marquei em janeiro para casar em maio, pq o cartório é bastante concorrido.

      Excluir
  22. Oi Camila, vou amanha no cartório mucuripe, mais perdi minha identidade e ela foi expedida no estado do Acre, será que pode ser com a Habilitação?

    ResponderExcluir
  23. Camila são em todos os cartórios?

    ResponderExcluir
  24. Adorei esse post, Camila!!! Boa redução no orçamento do casamento!!!! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  25. olá bem meu caso não mt bom +tenho uma duvida , eu consegui o casamento gratuito e ele estava marcado para o dia 24\10\2013 só que desistimos e não fomos ao cartório no dia , mais já havíamos assinado vários documentos e as testemunhas tbm, inclusive os de mudança de nome ,eu gostaria de saber se esses papeis validaram de alguma forma esse casamento ou não?

    ResponderExcluir
  26. CAMILA,TODOS OS CARTÓRIOS FORTALEZA DISPONIBILIZAM DESSE TIPO DE CASAMENTO,CASO NÃO ME INFORMA QUAIS QUE VOCÊ SABE QUE TEM

    ResponderExcluir
  27. Oi Camila, adorei a dica. Uma pergunta: qual é o endereço do Cartório do Mucuripe?

    ResponderExcluir
  28. Camila, muito bom esse post. Uma pergunta: qual é o endereço do Cartório do Mucuripe? Espero que eu consiga para o dia 15 de outubro, 3 dias antes do meu casamento católico. Abraço!

    ResponderExcluir
  29. adorei a orientaçao
    mas diz esse casamento gratuito pode ser pedido em qualquer cartorio?
    voce vai casar no mesmo cartorio que iria pagar mais caro,no cartorio mucuripe?

    ResponderExcluir
  30. Olaaa ... pretendo me casar dia 20 de maio pois essa data comemoramos um ano de namoro!! Sera q consigo o gratuito?!

    ResponderExcluir
  31. Ameiiiiiii.
    Quero saber qual foi o cartório que você conseguiu a gratuidade?
    e-mail:lucianaf.delima@yahoo.com.br

    Abç

    ResponderExcluir
  32. Amei acho que agora meu casorio sai heheheh gostaria de saber qual foi o cartorio que vc conseguiu taizinhafrota@hotmail.com. Obg e felicidades

    ResponderExcluir
  33. Parabéns !!! Informações úteis e precisas ...

    Irei logo logo no cartório para as demais informações .

    Sucesso total a você e ao seu blog

    ResponderExcluir
  34. olá camila eu e minha esposa vamos ser testemunhas de casamento na quarta feira quero saber se eu e ela vamos conseguir pega dia para apresentar no trabalho?

    ResponderExcluir
  35. Ola pessoal vale a pena lembrar que para casar é essencial ter a certidão de (Nascimento ou Casamento) Atualizada em no maximo 90 dias e esta certidão é tirada apenas no cartório de origem.
    Caso seja impossivel para vc eu solicito em qualquer lugar do Brasil.
    www.documentosecertidoes.comunidades.net

    ResponderExcluir
  36. ****ATUALIZAÇÃO MUITO IMPORTANTE*****

    Oi pessoal bom dia!

    Muito legal essas postagens com dicas para a gratuidade no casamento porque quem está nesse período sabe o quanto custa cada detalhe e o quanto o valor dessa taxa, que eu considero abusiva, fará falta!

    Quero deixar registrado pra vocês o que aconteceu comigo, pois já fui ao cartório sabendo que eles fazem de tudo para recusar a gratuidade. Esse empecilhos como casar só na semana, número limite para casamentos gratuitos por mês e não poder escolher data na verdade SÃO INVENÇÕES DOS CARTÓRIOS para cobrarem a taxa!!! Recebi uma dica para citar no cartório que os direitos são iguais assegurados por lei e que me informei na defensoria e PRONTO! A funcionária tinha me falado que eu teria que casar de quinta-feira e não poderia escolher a data, mas quando falei a palavra DEFENSORIA, falei:"nossa que estranho, porque eu me informei na defensoria e fui informada que tenho os mesmo direitos, sem restrições, terei que levar essa informação pra eles novamente!"...na mesma hora ela voltou atrás e eu pude escolher a data e o horário que eu quis!!!

    Ou seja, os direitos são os mesmo e não há limites para a quantidade de casamentos gratuitos: é lei, é direto de todos!

    Espero ter ajudado!

    Beijos,

    Aline

    ResponderExcluir
  37. Goostei dessa informaçao e desejo q Deus abençoi seu casamento....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...