segunda-feira, 15 de julho de 2013

A temida lista de convidados

Heeeeeeeeeeey, bom começo de semana :) Eu tô morrendo de sono, num vejo a hora de chegar em casa e dormir... Segunda é assim, hein!

Vou falar de um assunto meio complicado, mas necessário.


Um dos meus principais medos e vocês chegaram a acompanhar aqui pelo blog era a lista de convidados. SIM, eu tive medo dessa parte de passar do total pago de convidados. Tinha ouvido falar que em média é bom convidar 20% a mais de convidados, mas eu fiquei temerosa.

Como eu tinha fechado 170 pessoas no buffet, eu queria que aí já estivessem inclusos os fornecedores, não queria gastar mais nadica. Eu enxuguei ao máximo a minha lista, deixei muuuuuuuita gente de fora, mas eram pessoas que não eram tão presentes assim na minha vida.

O que aconteceu foi que chamamos quase 200 pessoas, algumas de outros estados e me surpreendeu a presença de amigos e família de outros estados :) É bom demais ver que você é importante na vida de alguém ao ponto das pessoas enfrentarem 4h de viagem pra estar num momento seu.

O que acontece é que chamar menos de 20% a mais da nossa lista foi um erro... É, um erro, porque tivemos 3 tipos de faltosos.

1 - os doentes, rsrs. Tava tendo uma epidemia de gripe aqui em FOR na época e muitos amigos meus ficaram de cama (uns 4 amigos). Eu compreendi muito isso, pois pouco tempo antes eu tinha ficado arriada de gripe. Era uma gripe bem sinistra.

2 - a família do noivo. Essa foi uma surpresa beeeem grande, pois a família do Elves é bem maior que a minha. E a minha veio em massa (é pouca gente, mas veio). A dele teve a maior parcela de faltosos. Fiquei admirada, pois eu falava pro Elves que era muita gente. Acho que uns 10 convites foi só pra família de tios e primos dele... Isso dava quase 30 pessoas. E só foram uma tia e um primo.

Eu odeio esse tipo de atitude, pois a família do meu noivo 'cobra' o convite, mas não comparece e eu acho isso falta de respeito com o menino... mas enfim!

3 - líderes da igreja. Pra ser sincera só percebi a falta deles tempos depois da festa, rsrs, quando fui pensar quem tinha faltado. Como já disse em outro post, não quis polemizar o assunto e continuo não querendo. Não sou Gabriela de nascer com uma opinião e morrer com ela, mas vou esclarecer o que aconteceu. 

Quando fizemos o convite esclareci que ia ter banda secular e que os convidados poderiam levar bebida (acho que só duas mesas levaram bebidas e o restante se saciou com os coquetéis). Achei que era o melhor a fazer do que pegá-los de surpresa.

Saí da festa às 3h da manhã, e saímos nós e duas mesas quase que ao mesmo instante. Foi tudo tranquilo, as músicas não foram imorais como eu havia pedido aos músicos...

Algumas pessoas importantes pra mim, foram. Mas a maioria dos líderes não. Acho que uns 4 casais. Depois soube que em uma das reuniões de conselho foi aconselhado que não fossem ao casamento por ter banda e talvez bebida. A minha única opinião: LAMENTÁVEL!

Ali, celebramos o nosso amor e constituímos nossa família, que vai muito bem, obrigada. Como já não estávamos nessa igreja quando nos casamos, não precisamos encontrar com nossos ex líderes, a quem eu respeito muito, mas que infelizmente, sinto vergonha pela atitude. Não vi amor de Cristo, só isso.

Aí vamos a outro ponto importante: as consequências de ter tido medo da lista passar.

Estamos entrando no terceiro mês de casamento e ainda tem gente chateada comigo, que mudou a atitude, que me trata diferente. É complicado não chamar todo mundo do trabalho, gente conhecida... é bem complicado. Mas o meu pensamento é o mesmo: é um CASAMENTO e não um evento CORPORATIVO.

Sim, algumas pessoas um dia depois do meu casamento estavam me mandando inbox pra dizer que lamentavam não ter sido chamadas pro meu casamento que não entendiam... Pessoas que me conheciam de bom dia e boa tarde e já se achavam íntimas o bastante pra participar desse ponto da minha vida. Pessoas que me dão rabissaca até hoje. E a minha atitude é RIR! Rir da imaturidade das pessoas, por que na cabeça delas foram excluídas de um evento social que não é aberto ao público --'


E mais um erro, que foi o que chateou:

Já comentei aqui no blog que eu e o Elves dividimos os convites. Ele entregava os dele e eu os meu. Primeiro fiz o coitado reduzir a lista dele, depois deixei responsável pela lista dele. E aí... ele esqueceu de entregar um dos convites --' e é óbvio que as pessoas não se pronunciaram, mesmo sabendo que iam ser convidadas. Isso foi um erro GIGANTESCO e eu pedi milhões de desculpas por essa gafe imensa. Mas, como somos amigos, já fomos perdoados.


E por fim, a dica que deixo é que não tenham medo de convidar as pessoas. Convide 30% a mais da sua lista e descarte antecipadamente pessoas que você acredita não irem. Elas não precisam estar contando...

No nosso casamento de 170 pessoas, foram um pouco mais de 130 e fechou em pouco mais de 150 com os fornecedores que contam como meio convidado. Por um lado ficamos felizes de não gastar mais dinheiro, mas por outro fiquei muito chateada do Elves ter esquecido de entregar o convite de um de nossos amigos.

Post enorme, mas acho que é mega importante dividir minha experiência! Beijos, e casadas, se lembrarem e puderem, compartilhem aqui o número de faltosos do casamento de vocês.


33 comentários:

  1. Nossa que triste e desnecessário da parte de umas pessoas ein.....

    ResponderExcluir
  2. a lista é temida mesmo.
    eu estou arrumando o noivado, montei uma lista e deu no total 59 pessoas.
    queria montar um convite para entregar, e até lá a lista (da minha parte principalmente) vai sofrer uma resumida.
    Na lista marquei uma tia que nunca vai em nada, já convidamos ela pra uma outra festa de familia e não compareceu.
    então a minha mae dize que não precisamos nem convidar ela, pq minha intenção era convidar essa minha tia e mais um filho casado dela, só que ela tem outro filho casado que provavelmente ira ficar brabo por não ser convidado.
    essa lista é uma dor de cabeça :( rsrrsrsrrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que é uma fase obrigatória nos preparativos, né?! =/

      Excluir
  3. Excelente Post! Maravilhoso! Realmente é lamentável falta de líderes da igreja por este motivo, acho uma imensa bobagem e tenho certeza que Deus não agiria como eles!
    Acho uma tremenda falta de consideração falta da família, mas enfim! Deus leva as pessoas certas!

    Bjusssss

    http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, menina! Também acho... graças a Deus minha família é bem presente. Mas o importante é que ele não ficou chateado.

      Excluir
  4. Adorei esse post porque estou exatamente nessa fase dos meus preparativos! Minha festa será para 250 pessoas porque minha família é bem grande e a cerimonialista ainda me aconselhou a chamar umas 40 pessoas a mais para suprir a parcelas de faltosos, no início fiquei receosa por achar muita gente mas com o seu depoimento e de outras amigas creio que é o melhor a se fazer mesmo!! Sinto muito pelas pessoas da sua igreja, também não gostei dessa atitude porque creio que a consideração pelos noivo deve ser maior que esses detalhes até porque ter bebida alcoólica não significa que todos vão beber! No meu casamento decidimos servir cerveja para os convidados mas nós (os noivos) não bebemos, decidimos assim para agradá-los pois também queremos que eles aproveitem a festa com a gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois convide sem medo Carla, e sonde antes pra você já sentir quem vai ou não :)

      Excluir
  5. O que importa é que foram as pessoas essenciais pra irem, isso basta! :D

    To com medo de convidar mto a mais, a festa é pra 180 e estamos em 198 por ai... rsrss

    E o ramon ainda nao entregou os convites todos dele (faltam 11 dias)!!! =/


    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, não sei por ai, mas aqui em Fortaleza o número de faltosos está aumentando cada vez mais... Se eu fosse você não me preocupava de convidar a mais não, porque você tá convidando 10% a mais :)

      Excluir
  6. Adorei esse post... pena que não temos a mesma consciência quando estamos preparando nosso casamento;.Passei pela mesma, mesma situação. Minha familia que é maior que a do meu marido e que confirmou presença: muitos não foram. Triste porque as pessoas parecem que não sabem o que nos custa deixar pessoas da familia (que nem convivem com tanto assim com vc) na lista e muitas outras pessoas que estão no seu dia-a-dia de fora. Tenho vontade de falar pra elas o quanto é feio isso. Mas como vc diz no post.. sem polemizar.

    ResponderExcluir
  7. Nem me fale! Não sei mais o q faço com a minha lista! Infelizmente tem mtas pessoas do meu convívio diário, queridas, q vão ficar de fora pq tenho q chamar minha big família. Mas ainda assim, fico impressionada como as pessoas não entendem! Não entendem nosso sacrifício e faltam na maior cara de pau, nem se justificam, ou qdo não são convidadas ficam feridas de morte!
    Já tô passando por isso antecipadamente, já que meu chá foi ontem e eu só chamei quem eu vou chamar no casamento, lógico. Aí vem me perguntar pq eu não chamei, aí dá vontade de gritar bem alto: "É pq eu não vou te chamar pro casamento!" Não existe maneira delicada de falar isso, eu acho..

    ResponderExcluir
  8. É tudo bem complicado, confesso que no meu casamento eu terei que tirar muiitaaa gente da lista também, por causa das nossas finanças eu acho bem dificil lidar com isso; mas não acho justo comigo e com o noivo não fazer nada só porque não da pra convidar todo mundo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana esse post!!! Lembro do casamento da minha prima que foi em 2011. Ela convidou umas 200 pessoas e não foram nem 100. Gente, ficou tão feio o salão vazio, cheio de cadeiras sem ocupação!! Sem contar que é muito desrespeitoso. Como vc se compromete com alguém e depois não comparece?! Acho isso uma falta de educação sem tamanho. O trabalho que dá, o dinheiro investido, a dor de cabeça..... No dia do casamento da minha prima, tava tão vazio, que tinham mais cadeiras vazias que ocupadas. Lamentável...
    Parabéns novamente pelo post.
    Bjs,
    Vania

    ResponderExcluir
  10. Que chato ter que passar por esses tipos de situações Camila... Estou preparando a minha lista, mas como meu casamento será para 120 pessoas no máximo, não estou muito preocupada com os faltosos pois só chamarei os familiares e amigos mais íntimos. Por outro lado, creio possa ter problemas com algumas pessoas que ficaram de fora, :/

    ResponderExcluir
  11. Tenho medo da lista de convidados, antes durante e depois da festa '-'
    Não vou convidar nenhum membro da igreja que eu frequento, não sou obrigada. Se tiver um ou dois é porque faz parte de amigos mesmo. Achei muito injusto o que fizeram com você Camis, chato msm :/ Já estou contanto com as faltas de bastante tios meus e do Re que moram longe, mas pode dar uma doida no pessoal e virem né rs O lado bom é que meu casamento não vai ser buffet, então comida e bebida vai ser feito pra sobrar...

    Valeu pelas dicas ;) Bjão

    ResponderExcluir
  12. Muito legal seu post viuu?
    Parabeeens..
    ;)
    beijo

    ResponderExcluir
  13. Ai que coisa chata, viu? Olha, eu sou evangélica, não bebo, não fumo e não curto certas músicas, masss jamais deixaria de prestigiar amigos em uma data tão importante e linda, acho isso pura hipocrisia e religiosidade.Frequento festas de amigos não cristãos e me coloco no meu lugar, estou lá para compartilhar da felicidade de quem amo, e não aceitar ou não suas devidas opções.

    Um beijo
    Jéssica
    comerorareamar-porjessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post Camila, e realmente é péssimo você ter o carinho de convidar e a pessoa deixar de ir por qualquer motivo banal, o bom é que estavam lá todos aqueles que realmente gostam de vocês, lembre-se sempre disso e quanto aos que se convidam estou passando por uma situação parecida mas tenho em mente que só devem estar presentes as pessoas que realmente são presentes em nossa vida.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  15. O post pode ter ficado grande, mas fiz questão de ler cada frase. Essa tal lista e convidados é o que eu mais me preocupo. Meu casamento será apenas para 100 pessoas, estou priorizando família e amigos ÍNTIMOS, mas já tem gente jogando indiretas e olha que nem comecei a entregar os convites. A minha lista está em 120 e poucos convidados, acho que está em uma boa média.
    É muita imaturidade de certas pessoas acharem que temos OBRIGAÇÃO de convidá-las. O casamento é NOSSO, convidamos quem nós queremos e PODEMOS $$$.
    Obrigada pelo post!
    Beijos da Pri

    www.priscilahervalf.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está na média mesmo!
      Acho imaturidade pura e não entra na minha cabeça como as pessoas se prestam a esse tipo de papel.

      Beijo

      Excluir
  16. A lista de convidados sem duvidas é a pior parte do casamento =(

    Acho de verdade uma falta de respeito dos convidados faltosos, exceto aqueles que não vão por motivos realmente sérios!

    E Camila achei muito injusto o que os lideres da sua igreja fizeram, triste mesmo =(

    E para finalizar acho engraçado essa galera que não é intima e mesmo assim acha que os noivos tinham que convidar eles, com a minha irmã aconteceu a mesma coisa, pessoas que até eram bastante amigas dela no passado mas que se afastaram a tão ponto e depois ainda tiveram a coragem de vir reclamar que não foram convidadas.

    Amei o post!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, óleo de peroba vendido por litro pra algumas pessoas, né?!

      Excluir
  17. Post excelente o que me preocupa é essa lista.Bem esclarecedor ameiii.Paloma Andrade

    ResponderExcluir
  18. Post excelente Camiila, gostei muito!
    Vai com certeza nos ajudar pra caramba. Agora que chato essa historia da Igreja viu, no dia do seu casamento o que estava importando era o Amor de vocês e o Amor que vocês tem por Deus, não quem ia beber ou que musica ia tocar, povo sem noção viu!!
    Eu já sofro por muita antecipação com essa historia de lista, minha família é meio grande mas talvez não va convidar a parte da família do meu pai, por eu não conviver quase nada, mas sei que os comentários depois vao ser demaaaaais, mas bola pra frente HAHA!

    Beeeijo.
    Ingrid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão sim, viu! Não vou mentir, mas a gente supera e fazemos igual o pinguim de Madagascar: sorrindo e acenando! rsrs

      Excluir
  19. Ótimo post. Veio no momento certo. Agora que vou começar, ou pelo menos tentar começar a minha. E minha mãe já disse que tem mais convidados do que eu... Mas meus pais vão me dar a festa, então como faço? Infelizmente tenho que deixar uma parte de convidados para eles. Tomara que não seja tão difícil assim...

    Beijos !

    Vivendo meu Sonho

    Página no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que como eles vão pagar tem que deixar sim uma parte dos convidados pra ele. Mas dê uma conversadinha pra estabelecer um número X pra eles e a lista não passar dos limites. E não tenha medo de passar o número da lista de convidados.

      Beijo

      Excluir
  20. Oi Camila!
    Lista de convidados é sempre um assunto muito delicado... no nosso caso chamamos em torno de 125 pessoas contando com 100 no dia do casamento e foi mais ou menos isso mesmo que aconteceu. Infelizmente não pude chamar todas as pessoas que eu gostaria, pois o noivo foi taxativo quanto ao número de convidados, mas todas as pessoas que foram eram pessoas muito queridas. Tive algumas baixas que me deixaram muito triste, mas passou. No meu caso mesclamos músicas evangélicas com outras músicas e correu tudo bem. Realmente a atitude doa seus ex-líderes de igreja foi muito chata, mas não deixe isso te abater não... muita gente não sabe o REAL significado de ser cristão e exagera em atitudes que de cristãs não têm nada... eles que perderam!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  21. Camila Liinda rs, acompanho seu blog e amoo!
    Muito medo da lista de convidados, fechei em 150 pessoas... mas acredito que vai mais, o buffet ja me garatiu que come ate uma 180 pessoas... mas to preocupada!
    Um ponto importante: tbm sou evangelica e queria muito dançar com meu noivinho uma musica secular, e queria que tivesse uma banda secular ou um dj sabe com musicas mais leves,sem baixaria.. mas algo agradável! Mas então, to com medo do que as pessoas vão falar =/ , o que acha?!

    ResponderExcluir
  22. Camila,
    Seu casamento foi ótimo e lindoo!!
    Imagino a sua chateação diante dos líderes faltosos... mas, fazer o quê? Quem perdeu foram eles!
    Ah!! E seu blog é 10!! Já peguei algumas inspirações suas e repassei para minhas amigas também! Elas adoraram!

    Que Deus continue abençoando você e o Elves imensamente!

    Bjs

    Raquel Dantas


    ResponderExcluir
  23. Camila,
    Seu casamento foi lindoooo!!
    Adorei cada detalhe! A decoração estava linda, a banda estava bem animada (adorei as músicas!), a comida muito saborosa (desde os aperitivos até os docinhos, enfim, me encantei com tudo!
    É uma pena que sempre existam esses faltosos e o sentimento que eles nos proporcionam é a 'decepção'. Mas, fazer o quê? Quem perdeu foram eles!!

    No mais, agradeço o convite (3 meses depois eu digo isso! =p) e que Deus continue abençoando imensamente você e o Elves!

    Beijos

    Raquel Dantas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raquel pela sua presença e do Ítalo, contávamos com vocês desde o começo. Obrigada pelo carinho que vocês tiveram com a gente, obrigada!

      Que Deus abençoe vocês dois também :) sempre tivemos muito carinho pelo Ítalo e por tabela, por você...

      beijoo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...