sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cordel de Casamento - DIY

Olááááá! Boa sexta, tchucas :) Como estão? Hoje eu estou animada... Porque será, hein, rsrsrs.

Hoje eu vim mostrar com mais detalhes, uma das idéias pro meu casamento: o cordel. Decidi fazer no último mês de preparativos e deu certo!


Vou tentar passar o DIY pra vocês, mas como na época que eu fiz, eu estava sem tempo de me preocupar com as fotos não tenho do processo, mas não é difícil de entender...

Primeiro a compra do papel. É aquele papel fininho que chamamos coloquialmente de papel jornal. Toda loja de venda de material de escritório vende. Dá pra imprimir em casa mesmo, mas tem que ter bastante paciência, pois tem que colocar poucas folhas na impressora. O papel é muito fino e as vezes engancha e a impressora trava.

Vou disponibilizar pra vocês a história que criei como inspiração. Cada casal faz a sua história. Tentei fazer bem rimadinha e o texto até que ficou bom, mas essa parte é um pouco difícil porque a gente não acha as palavras pra rimar e fica pensando, pensando, rsrs. Mas vá na fé que dá certo!

Eu não sei onde eu coloquei o arquivo da parte II. Mas quando colocar o exemplo de como deve ficar para impressão, tem e dá pra ver!

Cada partezinha dessa vai ocupar 1/8 da folha A4 que é aquela comum. Vocês vão entender melhor... Foram 6 partes de texto e 2 partes de capa e contra capa. Pra não ter muito trabalho, eu peguei uma imagem na internet de um casal dançando e coloquei um título pro cordel e na parte de trás coloquei nosso monograma.

A disposição para impressão deve ficar assim:


Os textos ficam ao contrário mesmo, pra dar certo na hora da impressão. Impressão feita, é hora de transformar em livretinho. É fácil fazer :) Você só terá que dobrar uma vez na horizontal e duas vezes na vertical. As fotinhas abaixo estão mostrando uma cortadeira, mas não precisa dela não...

Quando você dobrar pela primeira vez a impressão ao meio, cole com cola em bastão. Só indico a bastão, pois como o papel é muito fino a cola líquida meleca tudo. Eu colei a primeira dobradura porque a impressão só tinha um lado, se a pessoa abrisse a folha ia ver o outro lado sem nada impresso... Deu pra entender essa parte?


Depois disso, dobre mais duas vezes ao meio, sempre! Só que dessa vez, na vertical. O papel deve ficar com essas dobraduras da foto acima. Pronto! O cordel está pronto e bem facinho de fazer :)

Eu fiz no photoshop por questão de costume, mas no word mesmo dá pra fazer e é um 'mimo' bem baratinho. Só me custou o papel que deve ter sido menos de 15 reais a resma e ainda sobrou muuuuuito!

Se alguém fizer, me manda pra ver?! Um beijo e um ótimo final de semana.


12 comentários:

  1. Que lindo!
    Cada detalhe do seu casamento foi tão perfeito! Fico boba de olhar... Adorei o cordel, eu sou de SP fica bem se eu fizer um desse também?

    Bjussssss

    http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei!!!!
    Eu ja falei q amo suas dicas???
    Acho q já... kkk

    Mas falo de novo p reforçar ta!!!

    Bjus mil lindona


    http://pollyarycasando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa... eu amei Camila! Eu adoro escrever, inclusive tenho um blog só para isso e no qual a maioria dos textos são para o amado! A idéia é ótima, mas nesse estilo de cordel eu acho que não consigo não...=(

    ResponderExcluir
  4. Lindo d+!! Camila Também tava pensando em fazer, eu ia até pagar p/ alguem fazer , mas a sua dica está mara, vou esperimentar, nós somos cariocas, mas meus pais são aí da terrinha, são cearenses. rsrs bjs e felicidades eternas

    ResponderExcluir
  5. Minha flor, ficou lindo e foi uma das partes que mais gostei! Tudo a ver com a região com tudo, eu adorei mesmo e ficou uma graça! *-*

    beijão Ca
    amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ficou tão lindooo!
    Desculpe a demora em retribuir a visita,mas estava viajando! rs
    Beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  7. Olá Camila!
    Sou nova por aqui, mas já tinha visitado seu blog (que por sinal é lindinho!) algumas vezes (mesmo sem ter o meu... hehe)!

    Que idéia suuuuuper essa do cordel! Adorei!

    Passa lá no meu tbm ;)
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila!
    Essa sua ideia foi mesmo super criativa e o resultado ficou lindo e muito original! Arrasou!!!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila, meu noivo fez o cordel como surpresa pra mim no meu chá. Ficou muito lindo!!! Então resolvi fazer como você fez, vou imprimir e entregar aos convidados no nosso casamento que já está bem pertinho (14/09/13). Beijos e obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que legal élida :)
      Depois manda pro blog pra gente postar.
      Felicidades!

      Excluir
  10. Oi Camila, estou fazendo um trabalho de artes posso retirar alguns trechos e idéias do seu cordel? Direi que peguei idéias da internet. Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...