segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fazendo meu convite: parte 03!

Olá meninas, tá tudo muito corrido por aqui, são meus projetos, casa, marido, vida social e mudança de emprego... urra! Haja Camila.

Faz um tempo que não escrevo sobre essa tag, ela é trabalhosa, mas hoje deu certo, rsrs. Na parte 02 eu falei sobre a instalação dos softwares pra fazer os convites ou a identidade visual, lembram?

Nós paramos nas ferramentas básicas do photoshop... E pra começar hoje vamos focar em um assunto primordial: o tamanho do convite. Acho que já comentei sobre isso em outro post, mas hoje focarei mais. Isso porque quando criamos um arquivo no photoshop, colocamos o tamanho que queremos (largura x altura). Mas antes de tudo você precisa entender um cadinho de impressão.

O convite pode ser quase de qualquer tamanho dentro do A0, mas você tem que verificar onde será a impressão. Não adianta você fazer um convite 25cm x 25 cm, por exemplo, e querer imprimir A4 na impressora de casa. Pra quem tá boiando no A0 e A4 são as áreas que denominamos para impressão. 

Imagine que o A0 é um papel de 118,9cm x 84,1cm. O A1 é a metade do A0, o A2 é a metade do A1, o A3 a metade do A2 e assim sucessivamente.


Quando você vai comprar as folhas, e eu aconselho ir em uma distribuidora, você compra uma folha grande, normalmente de 66cm x 99cm e manda imprimir nela, se for numa gráfica ou manda cortarem em um tamanho que a impressão será melhor aproveitada e terá menos desperdício de papel.

Quanto ao tamanho do convite, é uma variação imensa. Não existe um tamanho correto, porém, quanto maior e comprido for o convite, mais elegante ele se torna. Pelo o que li em blogs e pesquisas, o padrão brasileiro é 28,5x 20,5cm. Mas o casamento é SEU. O convite você faz no formato que achar melhor, desde que aproveite o papel gráfico.

Separei alguns convites em diferentes tamanhos pra vocês terem noção.

 20x20cm


 24x24cm


26x26cm


30x17cm


 28x14cm


Os mais comuns são os quadrados e retangulares. Mas como falei, não é regra. Só não indico fazer tamanho 10 x 15cm que é aquele tamanho de foto, porque as informações ficam espremidinhas.

Os tipos de papel também é uma escolha muito pessoal. Você terá que levar em consideração o tipo de casamento que você terá para escolher o papel. O convite já anuncia o estilo de casamento, ou seja, se você quer um casamento rústico por exemplo, use papéis que lembram a natureza como o kraft ou o papel semente. Se o evento é mais formal, utilize um papel com uma textura nobre, um telado, Markatto e Rives.

Nas gráficas já existem papéis estampados que estão em alta, brilhosos... enfim, muitos. Indico ir a uma gráfica e pedir pra ver os modelos de papel, nem que você não faça o convite impresso lá e nem compre o papel em grande quantidade, mas peça pra ver as amostras e compre uma folha ou pegue o nome dos que mais agradam você.

O que eu acho que não se usa mais em convites?

Bem, isso é muito pessoal, mas acho legal deixar uma opinião aqui. Lembrando que é minha opinião, então não se ofenda se você tiver feito algum das coisas que eu não acho legal, tá?!
1 - Foto em convite


Eu acho que a foto no convite deixa um ar muito informal. Eu não usaria. É muito raro eu achar um convite com foto bonito... Também não sou muito fã daquelas caricaturas que pegam a pior característica da pessoa e deixa enorme, eu sei que fui redundante, mas é pra entenderem melhor :) Porém, as caricaturas eu ainda acho que tem umas boas, mas não gosto muito.

2 - Fonte Scriptina



Já vi tanto essa fonte em convites que me cansei dela. As pessoas acabam ficando viciadas em uma fonte bonitinha e há tantas outras. Atualmente ando apaixonada por fontes não tão manuscritas, mas depois eu faço um post só com fontes para baixar.

3 - Papel Áspen


Eu até gosto do áspen quando é estampado com um arabesco bem bonito, mas liso assim eu não gosto. Esses papéis muito cintilantes me cansam a vista.

Por esse post é só. Já foi bastante informação né?! Vou tentar ao máximo fazer o próximo post o quanto antes. Espero ter ajudado, beijos! Boa semana!

7 comentários:

  1. Oi Ca! Post bem informativo rs, tenho algum conhecimento em tamanhos de papel pois trabalho com varias impressoras. Como compramos nosso convite pronto não me atentei ao tamanho exato dele mas a dica é boa, beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa qta informação....
    Adorei!!!!
    Vou te contar um segredo: Meu convite não foi do jeito q eu queria...
    Eu queria fazer o meu... mas... achei uma super, hiper, mega promoção... q decidimps comprar... ja q vinha com cx p padrinhos, saquinhos metalizados.. etc, etc e etc...
    Para trocar pepel, modelos e outras coisinhas ao ia aumentando o valor da promoção,,, então foi do jeito de foi (breve eu mostro no blog kkkk)mas no final gostei do resultado =))

    Vc é supimpa lindona!!!! adoro suas dicas... fora q vc é super antenada c essas coisas de informatica, programas... downloads... e etc... adoroooo!

    Bjus mil

    otima semana...

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas Camila, vc me salvou e agora já tenho certeza que eu mesma irei fazer meu convite! Obrigada!

    Beijos !

    Vivendo meu Sonho

    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, também não gosto de convite com fotos... Ah e eu gosto de convite retangular, fica tão lindo!

    Bjussssss

    http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!!!
    Que dicas bacanas. Tb acho não gosto de fotos do casal no convite.
    Bjs,
    Vania

    ResponderExcluir
  6. Como sempre cheia de dicas maravilhosas, to pensando seriamente em fazer o meu. Mas tenho que pensar em muitas coisas ainda ;)))

    Beijo.
    Ingrid.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...