segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Relacionamento à distância: Xiiii

Boa tarde, meninas :) Esqueci vocês não, mas também nem vou me justificar porque quem acompanha o blog já sabe como anda a vida dessa pseudo blogueira aqui =D

Há algum tempo eu estava pensando em escrever sobre um assunto que vivi e vivo: relacionamento à distância. Não é novidade que nosso noivado foi a duras penas, eu em Fortaleza, que é onde vivemos, e ele no Rio.



Também nem é novidade que foi um dilema danado o lugar onde iríamos morar, se lá ou aqui e acabamos optando pela terrinha do sol. Porém, as viagens não se findaram pós casamento. O senhor do Vamos Casar vive viajando e eu vim dar o meu relato pra quem vive um relacionamento assim, principalmente pra quem ainda não vive e pensa em começar um.

Bem, meu conselho é: se você ainda não está em um relacionamento desse jeito, não pense em estar, rsrs. É bem difícil, acredito que mais ainda no comecinho. Como tudo que há aqui no blog, vocês verão minha simples opinião e não precisam levar como a verdade da vida. Somente como uma experiência alheia.

No meu caso, o relacionamento já era bastante longo quando começamos esse lance de relacionamento à distância. Sobretudo, acredito que seja uma prova ao amor. Não ao sentimento, mas quanto às atitudes. Não é fácil você estar a milhares de km de distância e ainda agir do mesmo jeito como se a pessoa amada estivesse ao seu lado. Se fazer presente em momentos marcantes, conhecer a outra pessoa (acredito que como vamos mudando com o passar do tempo, o outro sempre irá nos conhecer um pouco mais), isso se torna bem mais complicado de ser alcançado.

"Pra isso, temos telefone e internet", você pode dizer. Verdade, aliados incontestáveis, porém, eles podem falhar e nunca vão poder lhe dar o toque, o abraço e a presença. Daí, é necessário aprender a viver e caminhar a dois, SÓ. Porém, sabendo que não está sozinho, que há um compromisso. Entendem a complexidade dessa escolha?

Sua vida caminha normalmente... Você frequenta lugares sozinho ou com amigos, como se fosse solteiro, embora não possa ter as mesmas atitudes que um solteiro teria.

Outro lado bastante chato, são as pessoas. Quem diria, hein? Mas parei de contar na primeira semana que Elves se mudou, a quantidade de vezes que alguém chegava pra mim e dizia que eu tinha muita coragem (de fato, tenho), que o Rio de Janeiro é uma cidade de mulheres bonitas (E daí, Fortaleza também é!), que eu não tinha como saber se ele estava sendo fiel (se ele quisesse não ser, tanto faria, lá ou aqui), ou até de que estava perdendo eu tempo enquanto ele curtia a vida.

Siiiiiiim, ouvi isso muitas, mas muitas vezes. principalmente de pessoas conhecidas, os amigos entenderam e apoiaram, os conhecidos faziam por onde encher minha cabeça de minhocas. Pra lidar com isso, é preciso ter uma boa cabeça, ou senão você enlouquece.

Aí, vem o pior da listinha dos contra relacionamentos à distância: o ciúmes. Ahhh, maldito. Eu não sou uma pessoa ciumenta não, (nisso o Elves concorda), só não sou besta :) Ok, para amigos, amigas, saidinhas em restaurantes, cinemas e tal. NEVER, NUNCA e nem por cima do meu cadáver, baladas, shows, festinhas que não fossem aniversários, ou sociais da empresa. Pra algumas pessoas, isso pode parecer exagero, mas isso foi importante pra nós, principalmente para manter o respeito e estabelecer os limites.

˜Ahhh, mas você só falou de coisas ruins, Camila. O que tem de bom em um relacionamento assim?Me perdoem, mas a única coisa que há de bom em relacionamentos assim, é a resistência. Se o amor sobreviver a isto, provavelmente, ele é forte.

Siiiiim, tem outra coisa boa. Se ele ou ela morar numa cidade maneira, você ainda pode turistar a pouco custo :) hehehe

É isso! Esse é meu parecer e só me resta desejar boa sorte a quem está passando por isso. E quem quiser, deixe a esperiência de vocês nos comentários :) Beijos e bom começo de semana.

21 comentários:

  1. Otimo post, situação dificil mesmo, só quem passa para saber como lidar com isso!
    Beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post Camila, realmente dá para ver que o amor de vocês é muito forte, eu não sei se eu aguentaria viver uma situação assim. Meu noivo tem ciumes até da minha sombra, ele não conseguiria, não por não me amar, mas por ele ser muito possessivo. Que sua experiencia possa ajudar casais que vivem essa situação.


    Beijos !

    Vivendo meu Sonho

    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila! Adorei seu post e vim aqui escrever meu comentário porque eu vivo a mesma situação! Eu sou mineira e meu noivo é paulista. A gente já se conheceu assim. E no início eu fiquei muito receosa de assumir um compromisso com alguém que morava a 600km de distância. Enrolei ele durante 5 meses até começarmos a namorar. E o que posso falar é que, no início a gente acha que telefone + internet + whatsapp ajuda a segurar a saudade e que com o passar do tempo você acaba se acostumando com a saudade; mas na prática as coisas não são bem assim. Hoje, com 1 ano e 2 meses de relacionamento (incluindo 4 meses de noivado e plenos preparativos para o casamento), a minha experiência ensina que com o passar do tempo a saudade NÃO melhora. Ela piora!!! É bem o que você falou: se você quiser sair com seus amigos, sai sozinha (o) mas não é como se estivesse solteira (o) porque você tem um compromisso firmado com alguém que não pode estar ali. Eu, se pudesse dar algum conselho para quem está pensando em entrar em um relacionamento à distância, falaria pra pessoa pensar duas vezes. Pensar com calma, com carinho, avaliando o seu sentimento e o do outro também. Não pensem que é fácil, porque não é. Eu sempre falo para as minhas amigas: você tem que estar muito, mas MUITO certa de que é a pessoa certa, da sua vida... tem que ter certeza absoluta de que nenhuma outra opção seria melhor do que esta que você tá vivendo. Se tiver algum pinguinho, por menor que seja, de dúvida... então o relacionamento não dura. Adorei a parte que você disse que o bom em relacionamentos assim é a resistência. É isso mesmo: se o amor sobreviver à distância, então é provável que vá sobreviver a quase tudo. ;-)

    Bjins!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Verdade em tudo. O que nos dá forças para continuar é saber que o amor está sendo moldado, qualificado com esse aprendizado.

      Beijos, Mari, adorei seu comentário.

      Excluir
  4. Realmente é bem complicado, aliás, imagino que seja! rsrsrsrs
    Começar um assim então eu não começaria, a não ser que fosse preciso por circunstâncias posteriores ao inicio de um relacionamento, ai sim, como foi no seu caso!


    bjs


    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que o diga, e meu conselho fica... Quem não começou, não comece, rsrsrs.

      Excluir
  5. Ai Camila como me identifico com você em várias coisas. Depois de casada tivemos que morar em cidades separadas. Estou vivendo isso desde o começo do ano. Realmente, o que nos faz resistir é o amor. Eu viajo todo final de semana, pois ele trabalha por escala e eu não. Isso me cansa, odeio fazer mala, tenho que cuidar de duas casas (e todos os compromissos que isso requer). Muitas das vezes essa situação nos deprime (mais a ele do que a mim, acho que nós mulheres somos mais fortes). Até então não vejo essa situação como uma ameça ao relacionamento, mas espero que passe logo (a previsão é de mais um ano e meio). Entre nós não rola ciúme, mas cada um tem uma vida social tão pacata, a maioria dos nossos amigos são casados, que não foi necessário estabelecer limites, cada um já faz isso naturalmente. Mas acho importante que exista esse limite, afinal assumimos um compromisso e a vida de casado é diferente. Linda, tenha certeza que esse momento vai passar e vai servir para fortalecer o amor de vocês. E quanto a mulheres bonitas no Rio ou em qualquer outro lugar, nem liga. Elas já existiam quando ele escolheu você como esposa. Beijos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jane. Lembro bem da sua história.
      Graças a Deus, no nosso caso, as viagens são mais esporádicas.
      Mas de qualquer maneira, super cansativas, e sempre uma despedida, chatoooo.
      Hehehehe, adorei sobre as cariocas, rsrsrs.

      Beijo e força!

      Excluir
  6. Eu vivo isso ... ficamos quase 1 ano a 8 horas de distância de onibus, nos vendo uma vez por mês! Sofrido demais =\

    Hoje em dia nos vemos todos os finais de semana!! Mas ainda estamos a distância, infelizmente ... espero que isso acabe logo

    http://asmelhoresamigasdanoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Ana. Imagino como deve ser viver isso no comecinho. toda a paixão, a vontade de se ver o tempo todo...
      Que Deus guie vocês pra esse amor resistir ao tempo e distância.

      Excluir
  7. Oi Ca, eu passei por isso no começo do meu namoro, no caso era ponte Rio-SP, e é bem isso como vc falou, muito ruim, muito difícil e de bom mesmo só a resistência, vc ter certeza que é isso que ambos querem. Fortalece mesmo quando é pra ser, mas não quero mais passar por isso não, dói muito a saudade!

    Bjs =^.^=
    www.noivaesposamae.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que a gente consiga se livrar disso de uma vez para sempre =)

      Excluir
  8. olha vou dar a minha opinião sobre o começo
    se você ama de verdade, não existe barreiras, não concordo com você quando disse para não começar um relacionamento a distancia... digo isso pois eu vivo assim
    namoro a mais de 4 anos e é muito dificil viver longe um do outro
    mais quando o amor é mais forte, nada impede...
    Mais a minha distancia não é igual a sua, a minha são são 100 km de saudade a sua é muito mais, então imagino como é dificil, mais Deus sabe o que faz né... os planos que ele fez para vocês as vezes voce não pode entender, mais tudo vale a pena
    o amor destroi barreiras qe ngm imagina
    a distancia faz o amor aumentar, a confiança, o laço entre o casal tbm
    força flor *-*

    ResponderExcluir
  9. Eu imagino como deve ter sido difícil, e esse é um dos maiores motivos que admiro o relacionamento de vcs mesmo sem conhecer!
    Parabéns aos dois, dá de ver de longe que tem Deus nesse amor!

    Bjs

    http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Camila, graças a Deus eu nunca passei por isso e não sei se conseguiria.
    Vendo meu noivo sempre antes de casarmos já sentia saudades, e olha que via muito mesmo.
    Concordo com você sobre se a pessoa for começar um relacionamento assim, pensar direitinho pra ver se vai conseguir.
    Também concordo que se conseguirem, estão bastante unidos e é difícil algo atrapalhar o casal.
    E parabéns, que ainda casados, costumam ficar um tempinho distantes sem interferir em nada.
    Beijooocas

    ResponderExcluir
  11. Já namorei um ano a distância e digo e repito, é terrível !!
    Eu não consegui suportar e terminei, era angustiante d'mais, no fim somos grandes amigos e ele vai até ser meu padrinho, mas aprendi que eu e distância não somos muito amigas não !
    Excelente post !

    http://eisounoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Foi bom ter lido seu texto, pois sei do que se trata o assunto muito bem e está bem claro em meu blog isso, a história que passo e como é dificil, nossa. Ainda sou nova, mas eu não vejo a hora de sentar e resolver o nosso mundinho difinitivo, lado a lado. Bela história a sua Camila.

    http://trezedigitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amiga conheci o seu blog há pouco tempo. Estava dando uma espiadinha e encontrei esse post, não poderia deixar de comentar. Vivo um relacionamento à distância há quase dois anos, realmente não é nada fácil mesmo. Moro em PE e o meu amor em MG mas em nome de Jesus essa situação chata vai acabar em junho (quando casaremos). Optamos por morar em BH e graças à Deus nossa família nos deu o maior apoio nessa decisão (a minha mãe com uma pequena tromba, mas faz parte... kkkk).
    Flor parabéns pelo blog.

    kelerafa-nossocasamento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil pras mães, mesmo... Mas com certeza, o que elas mais querem é nos ver felizes, então, apesar da distância, elas aceitam, rsrs. É difícil, mas sendo verdadeiro, vale a pena!

      Excluir
  14. Conheci seu blog e hj e já super me identifiquei com vc... somos amigas e não sabíamos...rs
    Vivo em relacionamento a distancia e sabe não importa pra onde ele vá o nosso amor sempre vai junto.
    Nos conhecemos em Fortaleza, eu daqui e ele de Recife, ficamos amigos e na mesma semana que nos conhecemos ele foi transferido para Minas. 1 ano se passou e cada dia mais próximos até que percebemos que aquilo tudo era muito mas que amizade, e começamos a namorar, hoje faz 2 anos e 10 meses que vivemos na ponte aérea, e nesse tempo ele morou como já disse em Minas, São Paulo, voltou pra Recife, Salvador e hj em Belém, estamos noivos e no 2 semestre iremos nos casar. Não foi nada fácil e nem está sendo, mas faria tudo e faço tudo de novo quantas vezes for preciso. Ah,só uma dica se vc tiver dúvidas e não tiver confiança esquece, nem adiante começar um relacionamento principalmente a distancia, nunca tive alguém tão presente em minha vida mesmo que fisicamente ele esteja a km de distancia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...