quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Seis cuidados com os decorados | Casa Nova

Bom dia, meninas. Como falei pra vocês, fechamos o contrato do apartamento. Quando fomos visitar o decorado eu fiquei de olho em muitas coisas pra não ser ludibriada e depois ficar chateada.


Quando a gente visita um decorado, ele é todo planejado pra gente se sentir bem e confortável. Os apartamentos pequenos tentam passar a sensação de que são maiores utilizando alguns truques, e alguns eu pude perceber no decorado que visitamos já que nosso apartamento é bem picototinho, só tem 63 metros quadrados.

1. Paredes Finas. Eu pude ver nitidamente uma parede no apartamento bem menor do que as convencionais. Principalmente na que separava a cozinha da sala  Ela devia ter uns 10cm, sendo que a largura de um tijolo na construção + reboco + massa que bem mais larga que isso. Quando a gente olha, nem percebe, mas na hora de receber o apartamento dará sim uma diferença.


2. Portas, cadê? Uma das coisas que percebi foi a ausência delas. O decorado não é exatamente igual ao que escolhemos, pois ele era dois quartos e escolhemos o de três. O apartamento com 02 quartos, sala, cozinha, 02 banheiros, varanda e o mini closet só tinha duas portas e uma ainda era de correr... A porta de entrada e a porta do closet que dava para o banheiro, esta era a de correr. Ah, tinha também a da varanda, de correr. O banheiro social era bem pequeno, acho que menor do que o da suíte, e era reversível. Ele não estava com as portas. Então, imagine um banheiro pequeno com duas portas convencionais? É algo para se prestar bastante atenção.


3. Os objetos encolheram? Também foi uma das coisas que reparei na visita. Por exemplo, no quarto a cama estava um pouco menor do que a convencional, quase não dava pra perceber... Isso para que houvesse um espaço maior pra transitar.
Na cozinha a máquina de lavar era um tanquinho, a nossa não caberia lá nem por um decreto do divino Espírito Santo. A geladeira também era daquelas pequenas. Hoje, usamos uma geladeira pequena e isso nos incomoda pelo pouco espaço e tal. Queremos uma grande, de preferência duas portas, mas juro que vou ter que queimar muito os miolos pra que ela caiba.


4. Espelhos e vidros. Truque basiquérrimo... Espelhos para dar a impressão de um ambiente maior e vidros pra `desaparecerem` dos ambientes. Normalmente, os espelhos estão em todos os cômodos dos decorados. Os vidros em mesas e aparadores e os objetos ficam ali, meio que flutuando e você nem pára pra pensar que além deles serem de vidro são projetados.


5. Projetados. Guarde um bom dinheiro se quiser que o seu apartamento fique do jeitinho do decorado, pois o espaço que você consegue achar nesses apartamentos pequenos só existem porque os móveis são totalmente projetados pro ambiente. Ja falei pro Elves que vamos gastar horrores principalmente na cozinha e no nosso quarto com os móveis. Porém, o apartamento será nosso e todo investimento será bem vindo.


6. Unidade. Os ambientes se integram entre si, tem uma continuidade. Isso dá uma sensação de ambientes maiores, pois não há uma quebra de cores e objetos que não pertencem ao mesmo ambiente, ou que não sejam do mesmo tipo.


Outro truque que eu não listei porque não é visto na visita, mas é bom ficar bem atento, são as fotos em folders das plantas do apartamento. Normalmente, isso foi o google que me disse, eles diminuem os objetos em uma escala de 10% pra eles ficarem menores e os ambientes parecerem maiores, então, muito cuidado.

Acho que com a compra desse apê ainda tem muito post pra render, afinal será um tempão esperando pra entrega, depois reforma, depois móveis, aiaiaiai, ansiedade. Depois esclareço também umas coisas que pesquisei em relação ao INCC e tudo o que a gente paga por um apartamento na planta.

Beijos e fiquem com Deus!

22 comentários:

  1. Camila, eu sei que o tempo tá curto, mas se você quiser dar uma lidinha nesse blog seria legal. Ela comprou um apê na planta e conta muitas experiências sobre isso. Boa sorte com tudo, beijos.
    http://www.comprandomeuape.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Karol, eu sigo o blog da Bruna e adorooo! bem esclarecedor :)

      Excluir
  2. Adorei as dicas Camila, já visitei alguns e eles nos enganam fácil mesmo! Parabéns pelo apartamento flor, é o nosso sonho e estamos lutando pra conseguir!!!

    beijão
    amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. já trabalhei como corretora e é assim mesmo! espelhos para todos os lados, móveis planejados em todos os cômodos. Muitas vezes n dá pra botar um rack na sala (tem q botar a tv na parece pra utilizar melhor o espaço), camas queen e king size nao cabem no quarto e geladeira e fogões tem q ser dos menores. Mas esses detalhes a parte, tem algo melhor do q ter um canto pra chamar de seu??!
    então vale a pena rs
    sobre o INCC vc pode acompanhar pelo site da fgv. Se vc tiver comprando bem no lançamento do ap, se prepara q vc deve pagar uns 40 mil a mais só de INCC. Mas depois quando o imóvel estiver para entregar, juntando o preço q vc pagou agora + incc, ainda vai estar mto mais barato em relação ao valor atual do apartamento... sem falar q o INCC de certa forma é a valorização do seu imóvel, então é um dinheiro q vale a pena tb...

    beijos, parabéns e boa sorte com tudo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou acompanhar sim...e já fiz as contas, será mais ou menos esse valor que vamos pagar, mas Tb vamos tentar pagar bem mais que nossa parcela pra esse 'imposto' não ficar em cima de um valor cada vez maior. Obrigada, Dani!

      Excluir
  4. Ótimas dicas Camila. Tem que ficar atento a tudo mesmo.

    Beijos
    http://tatyedetinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O que mais me deixa triste por morar em cidade pequena é não ter oportunidade como essa de comprar imóvel na planta . Seria bem mais viável pra mim. Mais de qualquer forma parabéns pela aquisição. Li uma reportagem essa semana sobre o que tem que caber nesses apartamentos. Já vi mesmo muitas pessoas terem problemas com espaço depois. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dayse.
      Mas tente lembrar também que os apartamentos e casas mais distantes das capitais saem mais baratos. Isso é uma vantagem. Beijo

      Excluir
  6. Oi, Mila,
    Verdade mesmo isso que vc falou. Vim de uma saga de 4 meses saindo todo fim de semana pra ver apartamento. Finalmente demos entrada no nosso, mas pra conseguirmos foi uma luta. De fato é do jeitinho que vc falou. Muitos espelhos, vidros, e móveis planejados. Não adianta comprar o apt e depois não ter dinheiro pra mandar fazer os móveis, pq armários das Casas Bahia não vão entrar, rss. Menina, é tudo muito regrado, espaços muito reduzidos e várias portas de correr. Outra coisa que fiquei horrorizadas a cama não era do tamanho convencional. Meu noivo se deitou em uma delas e todo o pé dele ficou do lado de fora. Fiquei pasma qd vi. Tudo bem que ele tem 1.92, mas ficar como todo o pé pro lado de fora da cama é dose...
    Bjs,
    Vania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Elves TBM é bem alto, não cabe em qualquer cama. Mas vou dizer que vcs foram e sao persistentes pq eu nao tenho a menor paciência de ficar procurando apartamento... Imagina todo fim de semana, rsrs

      Excluir
  7. Oi Camila,

    Ótimas suas dicas, mas como estudante de arquitetura gostaria de fazer um pequeno comentário a respeito da espessura das alvenarias.
    É bom você se informar na construtora se seu apartamento terá alvenaria cerâmica (tijolo) ou de gesso, pois se for do segundo tipo a espessura fica bem menor mesmo, as vezes menos que 10cm, já que no mercado existem placas de gesso de vários tamanhos (7cm, 9cm...).
    Muitas construtoras estão usando alvenaria de gesso nas obras, inclusive em banheiros e cozinha, com o diferencial de que para essas áreas o gesso é hidrofugante.
    Enfim, vale você checar qual o tipo de parede usado no seu futuro ap.

    Beijos e boa sorte!

    Ingrid Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huuuuum, entendi, ingrid. Na hora perguntei ao corretor e ele disse que era mais fina para o decorado, mas vou verificar nas especificações do imóvel :) Beijo!

      Excluir
  8. Vai ajudar muitas pessoas na hora de comprar! O bom e velho truque do espelho!
    Parabéns pela compra Mila, o apê de vcs vai ficar lindo com certeza!

    Bjussssss

    http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Se te conforta o meu só tem 50m², no início achei que nada caberia lá, mas até que tá tomando cara de lar doce lar.... rsrss
    Mas com móveis planejados seria perfeito!

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. O seu tá é grande viu Camila huahuahau :D o nosso vai ser menor, mas quando a gente comprou foi uma felicidade TÃO GRANDE que não dá nem pra imaginar :D com o tempo você vai se acostumando com o espaço e organizando tudo! Em relação o ape decorado, eu quando fui ver, vi de uma moradora ai pra nos foi bem mais realista.
    Adorei o post! Beeeijos e boa sorte.

    Ingrid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, essa compra foi tao de supetão que ainda to me acostumando. Se Deus quiser e o dinheiro,ajudar, vou tentar deixa-lo o mais espaçoso possível. Beijo e obrigada

      Excluir
  11. Oi Camila, que bom que conseguiu comprar seu cantinho! Também comprei o meu na planta mas passei por alguns perrengues: na hora do financiamento, são muitos documentos e até a assinatura do contrato foram muitas idas e vindas ao banco, é um teste de paciência. Depois foram 1 ano e meio na escuridão porque eles não deixavam entrar pra visitar a obra e a gente nunca tinha notícias de como estava o andamento, acompanhávamos somente pelo site da construtora que nos dava uma ideia por porcentagem. E agora é o atraso na entrega, o prazo era pra julho mas a construtora já enviou um comunicado de que o término da obra está previsto pra outubro (detalhe: me caso em novembro) e depois da obra ainda tem as vistorias, montar os modulados e etc. Tome cuidado com o contrato porque este atraso na entrega está previsto no contrato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, do atraso eu sei que é normal acontecer, acho que o contratomfala em seis meses... Paciência pra

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...